Docentes

 

O corpo docente do ICTC é um diferencial importante que garante a credibilidade conquistada ao longo dos anos em nossos cursos. Os professores são em sua maioria doutores, com grande experiência clínica em suas áreas de atuação. Os membros do corpo docente foram convidados por sua excepcional capacidade didática, bem como por sua produção científica e pesquisas realizadas no tema de suas disciplinas. As aulas são dinâmicas e interativas, reforçando a aprendizagem através da realização de atividades práticas sobre os casos clínicos estudados e supervisionados.

Aprenda com renomados professores de nível nacional e internacional.

Experiência comprovada: Nossos docentes possuem uma vasta experiência no campo da educação, com anos de prática e conhecimento em suas áreas de especialização;

Paixão pelo ensino: Acreditamos que a paixão pelo ensino é contagiosa. Nossos professores são apaixonados por compartilhar conhecimento e inspirar os alunos a aprender;

Abordagem personalizada: Reconhecemos que cada aluno é único. Nossos professores adotam uma abordagem personalizada para garantir que cada aluno alcance seu potencial máximo;

Atualização constante: O mundo está em constante evolução, e nossos professores estão comprometidos em manter-se atualizados com as últimas tendências e avanços em suas áreas de atuação;

Mentoria e apoio: Nossos professores não apenas ensinam, mas também orientam e apoiam os alunos em sua jornada educacional e de carreira.

CORPO DOCENTE

CEO. MARCO CALLEGAROPsicólogo com 33 anos de experiência clínica. Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor e fundador do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) desde 2002. Diretor do Cognitiva Scientia desde 2015. Presidente fundador da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC/SC). Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) gestão 2009-2011. Autor do livro “O Novo Inconsciente”, obra que recebeu o Prêmio Jabuti de literatura da Câmara Brasileira do Livro (2012). Presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) na gestão 2015-2017. Desde 2017, membro do Conselho

Consultivo da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL). Colunista da seção de Neurociências da Revista Psiquê Saúde e Vida (2014-2020).

DR. ARISTIDES VOLPATO CORDIOLI – Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Medicina Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutor em Ciências Médicas Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como médico é especializado em Psiquiatria, com ênfase nas seguintes áreas: transtornos de ansiedade, especialmente transtorno obsessivo-compulsivo, psicoterapias em geral, Terapia Cognitivo-Comportamental, terapia em grupo e psicofarmacos.

MSC. VITOR FRIARY – Fundador do Centro de Mindfulness. Diretor Executivo da Sede Rio Gávea. Formado em Psicologia pela Universidade de Middlesex na Inglaterra, Mestre em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness pela University of London Goldsmiths e pela London Metropolitan University. Prof. Friary é autor de vários livros na área e graduado pela Escola de Medicina da University of California San Diego como Professor em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT).

DR. WILSON MELO Psicólogo, professor e pesquisador sobre o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade e outras psicopatologias, Wilson Melo atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e consultor. Atualmente é o Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

DR. ANDRÉ MORENO – Graduado em Psicologia, Bacharelado em Psicologia e Bacharelado Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (Instituto WP-Porto Alegre). É Terapeuta Cognitivo Comportamental certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. É professor e supervisor de cursos de Especialização em Terapias Cognitivo Comportamental em várias instituições.

DRA. DÉBORA FAVA – Psicóloga Clínica Certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva, Doutoranda em Psicologia Clínica, e Mestre em Cognição humana na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Tem formação em Manejo do Comportamento Infantil na Piedmont Virginia Community College (EUA). Também é Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular e assessoria a escolas e pre-escolas. Ênfase em terapia individual e orientação a pais. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Clínica da Infância com ênfase em Treino de Pais e professores.

MSC. MIRELLA MARIANI – Possui graduações em Biologia e em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento na UPM conceito CAPES 6 com bolsa CAPES-PROSUD, desenvolvendo projetos na caracterização dos processos atencionais e análise da expressão de seus aspectos clínicos tanto no desenvolvimento típico (TDAH) quanto no atípico (Síndrome de Williams).

Desenvolveu projetos de PIBIC (bolsa CNPq) e TCC com foco em Avaliação Comportamental e Neuropsicológica.

ESP. RAISSA TELESCA ARRIAL – Psicóloga (CRP 07/30123) graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva. Tem Formação Clínica em Terapia Cognitiva Sexual (TCS) pelo Curso de TCS da Prof. Dra. Aline Sardinha. Mestranda e bolsista em Psicologia Clínica pela PUCRS no Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (GAAPCC) orientado pela professora Margareth da Silva Oliveira. Supervisora na Formação em Terapia Comportamental Dialética no INTCC/Rio.

MSC. LUCIANA RIZO – Doutoranda em Psicologia – FPCE – Universidade de Coimbra; Mestre em Psicologia – UFRI; Membro Compassionate Mind Foundation; Curso Avançado e Especializado em Terapias Cognitivas de 3a Geração – Coimbra / Portugal; Treinamentos em Terapia Focada na Compaixão – Portugal / Inglaterra; Curso Avançado em Terapias Cognitivas de 3a Geração com Crianças e Adolescentes – Coimbra / Portugal;

Pós Graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental – UFRJI; Pós Graduada em Neuropsicologia – UFRJ Psicóloga e Supervisora na Transformação Psi do Rio de Janeiro;, Membro Certificado pela International Society for Emotional Intelligence – ISEI; Professora de Pós Graduação em diversos estados do Brasil há 17 anos.

PROF. THIAGO MÁCIMO – Psicólogo Clínico Comportamental, com Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências pelo Instituto Ello, membro fundador e tesoureiro da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências.

DRA. ÂNGELA DONATO OLIVA – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJI (ano de conclusão: 1988), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas – RJ] (ano de conclusão: 1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP (ano de conclusão: 2001). Atualmente exerce a função de Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena projeto de Extensão na UERJ intitulado “LIGA Acadêmica Discente em Terapia Cognitivo-Comportamental”. Atua como supervisora no estágio de Terapia Cognitivo-Comportamental no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ. Foi presidente da Associação Brasileira de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) na gestão 2011 a 2013 e é sócia fundadora da ATC-Rio. É terapeuta certificada pela FBTC. Fez pós-doutorado pela USP em 2012.

DRA. TAÍSA GRUN – Formação em Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná (2004). Mestre em Psicologia pela Pontífícia Universidade Católica de Campinas (2009). Máster en Metodologí(a de las Ciencias del Comportamiento y de la Salud, Universidad Autónoma de Madrid (2013). Doutora pela Universidad Complutense de Madrid (2017).

ESP. FÁTIMA VASQUES – Psicóloga com 30 anos de experiência clínica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialização em Terapia Cognitiva Construtivista e em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista. Coordenadora do curso de Especialização em Terapia Cognitiva do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Psicóloga colaboradora e Coordenadora do Grupo de Estudo do Comer Compulsivo e Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DRA. RENATA BRASIL – Referência em Psicologia, com ênfase em Dependência Química, como álcool e outras drogas, e em Terapia Cognitivo-Comportamental, Renata Brasil é psicóloga no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, onde também é coordenadora e supervisora dos Programas de Dependência Química e de Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

DR. LEANDRO PIZUTTI – Graduado em Medicina pela UFSM (1998), Psiquiatra pela FFFCMPA (2001), Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA (2011), Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS (2017). Atua como psiquiatra clínico e psicoterapeuta em consultório privado desde 2001, com formação em Psicoterapia de Orientação Analítica, Mindfulness para a Saúde, Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética.

Depoimentos de alunos

O curso é voltado para Psicólogos e Psiquiatras que desejam:

Adquirir e aprimorar habilidades, conhecimentos e competências na área da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o diagnóstico, conceitualização de casos e implementação de tratamento eficaz de transtorno mentais;

Abordar os desafios apresentados pelos pacientes com segurança e eficácia, tendo ampla base de recursos teóricos e competências clínicas desenvolvidas através de supervisão cuidadosa e treinamento prático;

Alcançar a excelência como terapeuta cognitivo-comportamental, demonstrando domínio profundo de várias abordagens, estratégias e técnicas em TCC e sua aplicação eficaz na prática clínica.

inscreva-se

Aqui inicia sua carreira de sucesso!

Abrir bate-papo
1
Scan the code
Olá
Podemos ajudá-lo?